Testes de Tecnologias de Informação ISGB

ISGB Tecnologias de Informação

Licenciatura em Gestão Bancária – 1º Ano – 1º Semestre

Instituto Superior de Gestão Bancária                                                                             

Pretende-se na Disciplina de Tecnologias de Informação que os alunos dominem os conceitos fundamentais das tecnologias de informação e a sua Evolução, História e Tipologia, em especial relativamente aos Computadores, Redes de comunicação e do Software, bem como, compreendam bem métodos e técnicas de análise de sistemas de informação e conceção de base de dados, compreendendo as principais componentes da implementação, manutenção e gestão de sistemas de informação de gestão e não só.

Testes de Tecnologias de Informação – ISGB – TI 2011,2012,2013,2014,2015

Consultor Imobiliário KW - IT Master Engineer

Testes de Tecnologias de Informação ISGB TI

Teste TI ISGB  9 Fev 2011

Teste TI ISGB  7 Fev 2013

Teste TI ISGB  28 Fev 2013

Teste TI ISGB  3 Set 2013

Teste TI ISGB  27 Fev 2014

Teste TI ISGB  11 Fev 2015 Parte I   Parte 2

Teste TI ISGB  2 Mar 2015 Recurso Parte I  Parte 2

Teste TI ISGB  2 SET 2015 epoca especial parte 1

Teste TI ISGB 11 Fev 2016

8 thoughts on “Testes de Tecnologias de Informação ISGB

  • Não consigo entender/responder a esta questão, será possível um rápido enquadramento?

    6. Diga qual ou quais das seguintes afirmações são verdadeiras:
    1. “Os sistemas abertos têm a propriedade de se adaptarem às mutações externas de forma a
    manterem o seu equilíbrio dinâmico, designado por homeostase”.

  • Boa Tarde David, a questão é simples a Homestase ou Homeostasis é uma propriedade dos sistemas Abertos para se auto-regularem e se manterem estáveis e constantes a influencias do ambiente externo, ou seja, mesmo contra agressões/influencias/mutações externas os sistemas fechados tentam sempre procurar um equilibrio.

    Por exemplo o nosso corpo, quando fazemos exercício aumenta a temperatura, mas de seguida começamos a transpirar que provoca evaporação e reduz a nossa temperatura. Ou seja o nosso corpo é um sistema (aberto pois interage com o meio-ambiente) onde a Homeostase funciona. O mesmo se passa com um sistema informático que se deve ajustar às influencias externas (fechar funcionalidades em caso de ataque, aumento de capacidade em caso de mais procura, atualizações do software em caso de alterações das entidades reguladores).

    Já num sistema fechado essas interações quase não existem e não existe habitualmente essa capacidade. Por exemplo um equipamento mais antigo como uma TV, rádio, painel de controlo de carro, não reage a alterações ao ambiente e funciona da mesma forma desde a altura da compra até avariar. Hoje em dia quase todos os sistemas informáticos são abertos e mesmo as TV e TV Box sofrem upgrades frequentemente.

    Ou seja a frase 1 é Verdade.

    Espero que tenha sido esclarecedor. Quem quiser pode dar mais exemplos. No meu livro Tecnologias de Informação, a página 19 do capitulo 1 refere estas questões.
    Bruno.

    • Bom dia Rafael,

      Para a parte 2 existem cerca de 9 exercício idênticos no livro da Disciplina com respetivas soluções, aliás os últimos 2 até são baseados nestes exames pois o livro é mais recente.

      Quanto às de escolha múltipla será fácil com o livro saber as verdadeiras e é um bom estudo.

      Existe também (apenas) um Exame e soluções completas no site do ISGB On-line.

  • Boa noite Professor,

    Seria possível esclarecer as seguintes afirmações?

    10. Diga qual ou quais das seguintes afirmações são verdadeiras:
    1. “O Modelo Entidade-Associação é uma técnica de análise de sistemas independente do SGBD relacional onde a solução vai ser implementada”.
    2. “O esquema relacional derivado do Modelo Entidade-Associação depende sempre do sistema informático em que a solução vai ser implementada”.

    Obrigado

    • Boa Noite Diogo!

      1. Sim claramente o MEA (modelo Entidade Associação) é uma Técnica de Análise de Sistemas, é esse exatamente o tema tratado nas 5 primeiras páginas do capitulo V do meu Livro de Tecnologias de Informação do ISGB. Além disso após a realização do MEA tanto pode ser implementado por exemplo em Access ou em Oracle, ou seja um SGBD para uso pessoal ou um SGBD (sistema de Gestão de Base de Dados) mais complexo. Logo temos uma afirmação Verdadeira, certo?

      2. O esquema de base de dados relacional que é derivado do MEA(modelo Entidade Associação) é quase sempre o mesmo mesmo que seja implementado em vários SGBD diferentes, Seja Access, Oracle, mySql) a estrutura da Base de Dados é a mesma. Ou seja não depende sempre do sistema informático, logo temos uma afirmação Falsa.

      A Resposta é: Apenas a frase 1 é verdadeira. Ok?

      Bruno Marques Horta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *